26.9.07

Poemas / No ano de meus cinqüenta anos


No ano dos meus cinqüenta anos,
A posse do Lula,
A guerra do Iraque,
A epidemia de Sars.

Dez anos que meu pai morreu,
Roubaram uma latinha inglesa da sala da minha casa.
Pela primeira vez em uma década não deixei a barba crescer em maio.

No ano dos meus cinqüenta anos,
Publiquei meu primeiro livro
Sem noite de autógrafos em lugar badalado,
E voltei a fazer análise quatro vezes por semana.

Fui temerário,
Não blindei carro e nem coloquei vidro escuro,
Dirigi de janela aberta e nem tirei o relógio.

No ano dos meus cinqüenta anos,
Perdi um amigo,
Não fiz amigo novo,
Não me senti sozinho.

Listei minhas profissões,
Office-boy, balconista e auxiliar de escritório,
Professor de inglês, poeta e compositor,
Secretário de milionário folgado,
Tradutor, cronista e escritor.
Cabe, afinal, mais de uma vida na vida.

No ano dos meus cinqüenta anos,
Teve isso e teve aquilo outro que eu já nem me lembro mais.
Afora isso foi um ano como outro qualquer.